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Lupa digital

Cartilha de Acessibilidade

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Índice

  • 00. Nota do Autor
  • 01. Introdução
  • 02. Sobre a cartilha
  • 03. Diretriz WCAG
  • 04. Declaração de documento
  • 05. Estrutra de páginas
  • 06. Frames
  • 07. Imagens
  • 08. Textos e Links
  • 09. Tabelas
  • 10. Teclas de atalho
  • 11. Formulários
  • 12. Scripts e eventos
  • 13. Utilizando Cores
  • 14. Tecnologia Flash
  • 15. Avaliadores
  • 16. Leitor de tela / Tradutor de Libras
  • 17. Regras básicas
  • 18. Leis e decretos
  • 19. Testes
  • 20. Linguagem simples

Anexos

  • 21. NVDA
  • 22. Teclas do Windows
  • 23. Outras páginas
  • 24. Todos@Web
  • 25. VLIBRAS

03. Diretriz WCAG

3.1 Sobre o WCAG

Em 2002 quando comecei a estudar sobre acessibilidade haviam poucos ou quase nenhum documento publicado na Web sobre o assunto.

Encontrei o "WCAG 1.0 - Diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web", na época um documento texto de quase 200k, em inglês. Passei dias lendo o documento achando que quando acabasse de ler saberia tudo sobre o assunto. Um grande engano, pois mesmo lendo todo o documento ainda continuava muito confuso.

Foi então que percebi que WCAG não era um documento para leitura e entendimento e sim uma referência para questão e que na verdade eu precisava colocar em prática o conhecimento absorvido e conseguir aplicá-lo no contexto dos usuários que necessitavam de acessibilidade.

Pude participar de um grupo de troca de e-mail de quase 200 pessoas, todas cegas ou de baixa visão, eu era o único "vidente" (que encherga) e desenvolvedor. Neste grupo que comecei a compreender as necessidades destes usuários.

Muitos usuários me pediam como orientar os desenvolvedores de sites a dispor de acessibilidade em seus sites, foi então que resolvi escrever esta Cartilha de Acessibilidade, com regras básicas e exemplos práticos, que se observados elevariam a acessibilidade do site para um nível bem elevado.

O que quero dizer é que não adianta querer ler o WCAG 2.0 de ponta a ponta, detalhe por detalhe e achar que vai virar um especialista, pois precisa vivenciar a prática de como pessoas com deficiencia utilizam a Web e quais são as suas dificuldades.

As ferramentas automatizadas, que verificam a aderência a diretriz do WCAG, indicam pontualmente o que não está aderente, permitindo que analisemos o apontamento junto ao WCAG e façamos as devidas correções.

3.2 Compreendendo a estrutura do WCAG 2.0.

O WCAG 2.0  - Diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web é dividido em princípios, diretrizes com critérios de sucesso testáveis e níveis de conformidade.

3.2.1 Princípios

Perceptível, operável, compreensível e robusto.
 

  • Perceptível: As informações e os componentes da interface do usuário devem ser apresentados em formas que possam ser percebidas pelo usuário. 
    • 1.1 Alternativas em Texto: Fornecer alternativas textuais para qualquer conteúdo não textual, para que possa ser transformado em outras formas de acordo com as
    • 1.2 necessidades dos usuários, tais como impressão com tamanho de fontes maiores, braille, fala, símbolos ou linguagem mais simples.
    • 1.3 Fornecer alternativas para mídias baseadas em tempo.
    • 1.4 Criar conteúdo que pode ser apresentado de diferentes maneiras (por exemplo, um layout simplificado) sem perder informação ou estrutura.
    • 1.5 Facilitar a audição e a visualização de conteúdo aos usuários, incluindo a separação entre o primeiro plano e o plano de fundo.
 
  • 2 Operável:  Os componentes de interface de usuário e a navegação devem ser operáveis.
    • 2.1 Fazer com que toda funcionalidade fique disponível a partir de um teclado.
    • 2.2 Fornecer aos usuários tempo suficiente para ler e utilizar o conteúdo.
    • 2.3 Não criar conteúdo de uma forma conhecida por causar convulsões.
    • 2.4 Fornecer maneiras de ajudar os usuários a navegar, localizar conteúdos e determinar onde se encontram.
 
  • 3 Compreensível: A informação e a operação da interface de usuário devem ser compreensíveis.
    • 3.1 Tornar o conteúdo de texto legível e compreensível.
    • 3.2 Fazer com que as páginas web apareçam e funcionem de modo previsível.
    • 3.3 Ajudar os usuários a evitar e corrigir erros.
 
  • 4 Robusto: O conteúdo deve ser robusto o suficiente para poder ser interpretado de forma confiável por uma ampla variedade de agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas.
    • 4.1 Maximizar a compatibilidade entre os atuais e futuros agentes de usuário, incluindo tecnologias assistivas.

 

3.2.2 Diretrizes e critérios de sucesso 

  • Cada princípio possui diretrizes e recomendações que são nivelados em níveis de conformidade. 
  • Cada diretriz possui o item "Compreendendo a Diretriz".
  • Cada recomendação possui os "Como Cumprir a recomendação" e "Compreendendo a recomendação".
 
Exemplo:
 
Princípio 1: Perceptível - As informações e os componentes da interface do usuário devem ser apresentados em formas que possam ser percebidas pelo usuário.
 
Diretriz 1.1 Alternativas em Texto: Fornecer alternativas textuais para qualquer conteúdo não textual, para que possa ser transformado em outras formas de acordo com as necessidades dos usuários, tais como impressão com tamanho de fontes maiores, braille, fala, símbolos ou linguagem mais simples.
 
1.1.1 Conteúdo Não Textual: Todo o conteúdo não textual que é exibido ao usuário tem uma alternativa textual que serve a um propósito equivalente, exceto para as situações indicadas abaixo. (Nível A)
 
.
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CAPTCHA: Se a finalidade do conteúdo não textual for confirmar que o conteúdo está sendo acessado por uma pessoa e não por um computador, então devem ser fornecidas alternativas textuais que identificam e descrevem a finalidade do conteúdo não textual. Formas alternativas de CAPTCHA, que utilizam modos de saída para diferentes tipos de percepção sensorial, devem ser apresentadas para atender diferentes deficiências.
 

3.2.3 Níveis de conformidade

Os níveis de conformidade são: A, AA, ou AAA.
 
A - Barreiras
O atendimento a esta nível de conformidade representa que não existem  barreiras significativas de acessibilidade.
 
AA - Obstáculos
O atendimento a este nível de conformidade representam que não existem obstáculos para muitos usuários e garante garantem acesso à grande maioria do conteúdo.
 
AAA - Desejável
As recomendações do nível AAA, são um refinamento das anteriores, sendo especificações mais detalhadas e que trazem um nível mais sofisticado de acessibilidade.
 
 
Para saber mais acesse o Guia de consulta rápida
 

Mudança de páginas

  • 02. Sobre a cartilha
  • 04. Declaração de documento

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Todos@Web

Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - A Lupa Digital - Cartilha de Acessibilidade, recebeu o 3°  lugar no prêmio Todos@Web 2012 na categoria Projetos Web - Entretenimento / Cultura / Educação / Blogs.

© 2002 Lupa Digital

A primeira cartilha nacional sobre Acessibilidade - Publicada em 07/08/2002 - Fundação Biblioteca Nacional / Ministério Da Cultura / Escritório de Direitos Autorais, No. Registro: 265.225 Livro: 475 Folha: 385. Todos os direitos reservados ao autor (Fabio A. B. Gameleira)

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